Por cada indivíduo, de todas as idades, com prazer!

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, ou seja, cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil contam com o nosso respeito e apoio em relação à igualdade de condições.

Para garantir a inserção desses milhões de brasileiros no mercado de trabalho, há 25 anos, foi criada a Lei de Cotas (n°8.213/91).

Segundo a legislação, se a empresa tem entre 100 e 200 empregados, 2% das vagas devem ser garantidas a beneficiários reabilitados e pessoas com deficiência, habilitadas – a porcentagem varia de acordo com o número de contratados, chegando a um máximo de 5% caso haja mais de 1.001 funcionários.


Vale lembrar que os postos de trabalho devem ser adaptados às pessoas, com e sem deficiência, e não as pessoas devem se adaptar aos postos de trabalho.


As diferenças fazem parte das nossas vidas, sejam sutis ou marcantes e precisamos ajustar nossas lentes para enxergá-las. Seguindo o que  o nosso Danone Manifesto propõe “por cada indivíduo de todas as idades, com prazer (for every person, at every age, with pleasure), devemos iniciar a mudança dentro de casa.

PRIMEIROS TOQUES

Algumas situações podem parecer embaraçosas, mas tudo vai depender da forma que você lidará com elas.

Uma coisa, entretanto, deve estar muito clara: nunca subestime a eficiência de uma pessoa com deficiência e nem superestime as dificuldades. Ter uma deficiência não faz com que a pessoa seja melhor ou pior, somente impõe a necessidade de algum tipo de adaptação.

Uma dica infalível: seja sincero e honesto, tolerante, bem-humorado, delicado e respeitoso: e isso vale para uma boa relação com todo mundo, pessoas com ou sem deficiências.


TIPOS DE DEFICIÊNCIA
Pode parecer óbvio mas vale ressaltar que Deficiência não é sinônimo de doença – uma pessoa sentada em uma cadeira de rodas, por exemplo, pode estar privada de andar, mas ela pode ter a saúde tão boa – ou melhor – que a de uma pessoa não deficiente.

DEFICIÊNCIA FÍSICA

  1. PARAPLEGIA: paralisia total ou parcial dos membros inferiores.
  2. TETRAPLEGIA: paralisia total ou parcial do corpo.
  3. HEMIPLEGIA: paralisia total ou parcial das funções de um lado do corpo como consequência de lesões cerebrais.
  4. PARALISIA CEREBRAL: termo amplo para designar um grupo de limitações psicomotoras resultantes de uma lesão no sistema nervoso central.
  5. AMPUTAÇÃO: perda total ou parcial de um ou mais membros do corpo.


DEFICIÊNCIA VISUAL

  1. CEGUEIRA POR ACUIDADE: significa possuir visão de 20/200 pés ou inferior, com a melhor correção (uso de óculos). É a habilidade de ver em 20 pés ou 6,096 metros, o que o olho normal vê em 200 pés ou 60,96 metros (ou seja, 1/10 ou menos que a visão normal), onde 1pé = 30,48 cm.
  2. CEGUEIRA POR CAMPO VISUAL: significa ter um campo visual menor do que 10° de visão central - ter uma visão de túnel.
  3. CEGUEIRA TOTAL OU “NÃO PERCEPÇÃODE LUZ”: é a ausência de percepção visual ou a inabilidade de reconhecer uma luz intensa exposta diretamente no olho.


DEFICIÊNCIA AUDITIVA

  1.  SURDEZ POR PERDA CONDUTIVA: é o resultado de dano ou bloqueio das partes móveis do ouvido.
  2.  SURDEZ DO NERVO (Surdez Da Cóclea ou do Nervo Auditivo): ocorre quando o nervo auditivo está danificado, impedindo assim a obtenção de informações auditivas para o cérebro.
  3. PERDA AUDITIVA | SOM ALTO: é a incapacidade de ouvir tons altos. Uma das consequências é que vozes femininas são mais difíceis de compreender.
  4. PERDA AUDITIVA | SOM BAIXO: é a incapacidade de ouvir tons baixos. Vozes masculinas são difíceis de ouvir e entender.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
É caracterizada (I) pelo funcionamento intelectual significativamente inferior à média (II) por limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades: comunicação, autocuidados, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, autossuficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer e segurança - o início deve ocorrer antes dos 18 anos de idade.

NÃO CONFUNDA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL COM DOENÇA MENTAL, a doença mental configura-se pela alteração da percepção individual e da realidade, o que, nem sempre, acontece com as pessoas de déficit intelectual.

DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
É a associação de duas ou mais deficiências.


Fontes:
[1] - Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde. 

[2] - Manual de Convivência. Mais informações: http://www.planalto.gov.br/